BLITZ DA DISCÓRDIA

13/04/2013 10:27

BLITZ EM ESPERANTINA

 

 * Ivaldo Reges de Carvalho Lima

 

No dia 12 de abril, foi realizada uma Blitz composta de agentes do DETRAN, e policiais do CIPTRAN - Companhia Independente de Policiamento de Trânsito na cidade de Esperantina. A operação foi destaque em todos os sites locais, e provocou uma revolta geral na população.

Abaixo, copiamos trechos da matéria do site Jornalesp, para os leitores(de bom senso) terem uma idéia das atrocidades que foram comentadas a respeito da blitz.

Prefeito e Vereadores condenam realização de blitz em Esperantina

sexta-feira, 12 de abril de 2013 2:06 pm

O atual Prefeito da cidade de Esperantina, o tucano, Lourival Bezerra Freitas, juntamente com alguns parlamentares da cidade, condenaram de forma veemente, a realização da blitz realizada na manhã de hoje (12), no município, por uma equipe de Agentes do DETRAN e CIPTRAN.

Segundo o chefe do executivo municipal da terrinha da Boa Esperança, a blitz não foi autorizada por ele, e no entanto, condenou a realização da mesma na cidade.

 “As pessoas chegam sem autorização e vão logo punindo a população, enquanto isso a cidade está toda sem sinalização”.

Segundo o gestor municipal, está mais do que na hora de se municipalizar o trânsito da cidade de Esperantina.

“Vamos ter que municipalizar o trânsito de Esperantina, mas antes, vamos ter de fazer um trabalho de educação do trânsito”, disse o gestor.

Lembrando que durante a realização da blitz vários parlamentares do município e comerciantes estiveram no local criticando a realização da blitz na cidade.

transitoesperantina:

Sobre os comentários acima, iniciamos falando que onde o político sente o cheiro de palanque eleitoral, ali ele está. Veja que imediatamente os políticos tentaram intervir na blitz, condenando-a, para mostrar para a população que eles não têm nada a ver com isso, e, assim, manter o “curral” eleitoral, e manter seus eleitores. O prefeito afirmou que a blitz não foi autorizada por ele. Quem disse que para o estado intervir em um município, necessita-se de autorização do prefeito? O não prefeito não autoriza, ou desautoriza nada. O que ele pode fazer é uma ligação para o governador do estado, “pedindo” que a blitz seja cancelada, ou, para um deputado, “pedindo” para que ele interceda junto ao governador, para o cancelamento da mesma. Foi o que aconteceu na cidade de Piracuruca. O secretário de segurança estadual é o piracuruquense Robert Rios. Nessa cidade, alguns meses atrás houve a mesma confusão que ocorreu agora em Esperantina. O prefeito de Piracuruca apenas ligou para o secretário, e a blitz foi cancelada.

O prefeito, vereadores e a população, condenaram a blitz. Então me respondam: vocês lembram que alguns meses atrás em Esperantina, um condutor embriagado atropelou e matou uma criança, e por isso teve seu veículo incendiado pela população? Pois é. A matéria também foi destaque nos sites locais. A população se revoltou, e incendiou o veículo não foi? Agora se revolta quando o poder público oferece segurança para ela. Se essas blitzs fossem constantes, a probabilidade dessa criança estar viva era 100 % maior.

Quando eu morava na cidade de Teresina, uma vizinha teve sua motoneta biz honda tomada de assalto. Dois meses depois a polinter devolveu-a à sua legítima dona. Onde a motoneta estava? Na cidade de Esperantina. Isso mesmo. Foi retida em uma blitz da polícia. Então, tudo é para o bem da população. Quando há um acidente, quem é que chamam: a polícia e os agentes de trânsito. As pessoas só querem seus direitos, e não querem cumprir seus deveres. E os políticos estão ao lado de quem, neste caso? Do povo, para garantirem votos para a próxima eleição.

O sistema não está nem aí para o povo, e sim, para garantir a subsistência do próprio sistema.

O comandante da blitz afirmou que o objetivo da mesma era proteger a vida.

Agora, vejamos os comentários que os leitores realizaram no site Jornalesp:

Francisco

Esta tudo errado, a cidade não tem sinalização, nem pavimentação etc.
antes de tudo a prefeitura deveria ter um fiscalização propria os famossos marronzinhos(atraves de concurso publico contrata-se essse profissionais)
1 deve -se sinalizar as ruas, implantar lombo-faixas nas frentes dos hospitais e escolas
2 fazer campanha de conscientização
3 dar prazo para os motociclistas se adequarem as leis de transitos(ja que se sabe que boa parte dos motoristas da cidade estão irregulares)
4 dar anistia(reduzir os valores dos debitos do veiculos automotores) para poderem pagar.
5 estabalecer um prazo para cumprir
6 ai sim cobrar, multar, apreender os veiculos daquels que não cumpriram as determinações….
e ficando a policias para apreender os veiculos irregulares.
Estou a disposição para dar dicas…

transitoesperantina:

Sobre este comentário, o Francisco tem razão em uma coisa: a cidade deve estar sinalizada. O Art. 90 do CTB diz:  Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

Agora sobre a pavimentação, ele está totalmente errado. A pavimentação só é necessária para a sinalização horizontal. Conheço a cidade de Camocim no Ceará, próximo a Parnaíba, que possui 60 mil habitantes. Lá, o trânsito é municipalizado, existe agentes de trânsito(claro), e somente o centro da cidade é pavimentado com asfalto.

Ele também diz que “a prefeitura deveria ter uma fiscalização própria”. Quem disse que tendo uma fiscalização própria, as blitzs irão parar? Em Viçosa do Ceará, próximo a Cocal, o trânsito também é municipalizado(fiscalização própria. Nem por isso os guardas municipais de trânsito deixam de realizar blitzs. O DETRAN-CE, vez por outra  também fiscaliza na cidade.

Claro que mesmo sem estar sinalizada, a prefeitura deveria realizar campanhas de conscientização, quanto mais estando sinalizada.

O prazo para os condutores se adequarem, que o Francisco fala, é justamente o período educacional, que, aliás, já foi realizado pelo único agente de trânsito da cidade, quando este estava nas ruas. Quando for municipalizado o trânsito, novamente haverá este prazo. Em Viçosa foram (3)três meses.

Sobre dar anistia, o Francisco está desinformado. Quem pode dar anistia a respeito de débitos de veículos é o DETRAN-PI, e não o município. Informe-se um pouco mais, para postar comentários.

E ele ainda diz que está a disposição para dar dicas! rsrsrsrsrsr.

 

12 abr 2013 às 3:54 pm4Francisco Carvalho

Espero o bom senso das autoridades no que se refere ao trânsito em Esperantina. É necessária uma conscientização dos condutores de veículos motorizados para depois aplicar a Lei. Nosso povo é humilde e muitos não podem pagar as altas tarifas do DETRAN. Tem pessoas que usam uma motocicleta para trabalhar. Deixo a minha sugestão que é municipalizar o trânsito. Acredito que o nosso Prefeito é bem intencionado e jamais perseguirá o povo. Não coloquem a culpa no Lourival, pois é filho de pessoas honestas de Esperantina e tenho certeza que Ele fará o que puder para ajudar a todos.

transitoesperantina:

Não existe isso de povo humilde que não pode pagar. Todo cidadão sabe que ao comprar um veículo ele tem que ser habilitado, e o veículo estar devidamente registrado e licenciado. Está na lei.

Esta conversa está mais pra politicagem. Repudio.

Além disso, a polícia poderia estar exigindo apenas que o veículo fosse registrado, e licenciado pelo menos uma vez(primeiro emplacamento).

A exigência de habilitação, menores conduzindo veículos, escapamentos barulhentos(lei do silêncio), e etc., configuram crimes de trânsito. Se é crime meu caro, tem que ser coibido, seja ele humilde ou não. Cidadão que é cidadão, não comete crime. Obedece a lei.

 

12 abr 2013 às 4:38 pm6JOÃO FRANCISCO

O LOURIVAL QUANDO ERA CANDIDATO A PREFEITO DIZIA NOS SEUS PALANQUES QUE AS BLITZS ERA CULPAR DO CHICO ANTONIO PORQUE SEGUNDO ELE LOURIVAL. QUEM MANDAVA NO MUNICIPIO ERA O PREFEITO E AGORA ELE ESTAR VENDO QUE NÃO É BEM ASIM ENQUANTO ELE NÃO MUNICIPALIZAR O TRÁNSITO ELE NÃO TEM PODER PARA PROIBIR. E AGORA ELES ESTÃO NEGANDO QUE NÃO PROMETEIRAM ACABAR COM ESSAS BLITZS E COM O USO DO CAPACETE. EMGANARAM O POVO PARA SE ELEGEREM.E AGORA A POPULAÇÃO TEM QUE COBRA SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA QUE ESTAR ACABANDO COM O NOSSO POVO.

transitoesperantina:

Novamente a mesma ladainha de municipalizar, para a prefeitura impedir as blitz. Sem comentários. Estudem um pouco mais, viagem e observem o trânsito em outras cidades municipalizadas, ou acessem a internet. OK!

 

12 abr 2013 às 7:35 pm10francisca

Andrade Maia meu caro vc ta muito desenformado, para se realizar uma blitz precisa sim da autorizacao do prefeito, caso essa seja federal ou estadual… joao francisco era culpa dele sim pq ele assinava as liminares autorizando… trabalhei na camara na gestao do chico e sei do q digo.

transitoesperantina:

Francisca, quem está desenformada é você. Primeiro de tudo, a grafia correta é desinformado. Você trabalhou na câmara escrevendo desse jeito? Qual cargo? Vá estudar um pouco mais.

 

12 abr 2013 às 8:54 pm11Fabiano Silva

O Lourival quer barrar a Lei de Trânsito… E pode ?

transitoesperantina:

Finalmente um leitor que não é mais um na multidão. É isso mesmo, Fabiano Silva.

 

12 abr 2013 às 9:18 pm12cintia

E isso ai francisca concordo com vc uma blitz precisa sim da autorizacao do prefeito.. primeiro o prefeito tem que sinalizar a cidade….

transitoesperantina:

Mais uma na multidão. Há...f.

 

12 abr 2013 às 9:36 pm13antonio

se ten um cupado e o povo
que compra moto e nao emplaca
se tem 5 6 7 mil pra compra uma moto e nao
tem 700 ou 600 para emplacar ou 1.300 para tirar a abilitacao
param de achar que o prefeito resove tudo

transitoesperantina:

Apesar da grafia, o Antônio resumiu tudo. Outro que não é mais um na multidão.

12 abr 2013 às 10:16 pm14adm firmo carvalho

Caros Vereadores,

Especialmente aos dois que foram pegues pelos homens da lei, ajudem a moralizar a nossa cidade, depois com certeza irão se arrepender .
Exigir dos nossos governantes a boa sinalização para a cidade , agora ir de encontro com os guardas no meio da via pública ,que exemplo.

transitoesperantina:

Ótimo comentário!

 

* Agente de Trânsito na cidade de Cocal-PI, Instrutor de Trânsito em auto escolas, habilitado através de curso específico para realizar Levantamento de Locais de Acidentes de Trânsito, e Transporte de Produtos Perigosos - MOPP, capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP no curso “Educação para o Trânsito”, colunista do site www.transitoesperantina.com.br, graduando do curso de Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Visite nossa página no Youtube. Basta pesquisar por DMTRANSCOCAL.

E-mail para contato: ireges@bol.com.br

Tópico: BLITZ DA DISCÓRDIA

Data: 13/04/2013

De: Antônio

Assunto: Blitz

Duvido que esses babacas postem comentários como esses em sites especializados como esse aqui. No transitoesperantina tem quem entende de trânsito.

Novo comentário